Um adolescente de 14 anos morreu um dia após ser diagnosticado com o vírus Nipah, um tipo raro e letal, na Índia, informaram autoridades locais.
O garoto morreu nesse domingo (21), um dia após receber o diagnóstico da doença mortal que ataca o cérebro. Devido à alta taxa de transmissão, moradores da região foram aconselhados a usarem máscara.
Não se sabe como o garoto foi contraiu a doença. Ainda neste ano, em Bangladesh, um outro homem morreu por contaminação do Nipah. Ele tomou um suco de tâmaras que não passou por um preparo e especializado.
- Leia também:
Especialista alerta: sarampo é mais contagioso que covid-19 Doença de Newcastle, identificada em frango no Rio Grande do Sul, pode atingir humanos? Entenda Escolas fechadas por bactéria: entenda o que é escarlatina e a diferença da doença para amigdalite ‘Gripe do tomate’ cresce na Índia; saiba o que é e como é transmitida
O vírus Nipah é transmitido através da ingestão de alimentos contaminados ou contato com fluidos corporais de morcegos, porcos ou pessoas infectadas. Os sintomas são dores de cabeça, dificuldade para respirar, tosse, febre e possibilidade de inchaço cerebral.
Não há tratamentos nem curas para o vírus Nipah. A taxa de letalidade dele, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), varia entre 40% e 75%.