Enquanto alguns países europeus buscam repelir turistas devido ao
excesso de pessoas nas cidades, o município de Copenhagen, na Dinamarca, quer atrair visitantes para o país. No entanto, esses viajantes deverão ter comportamentos sustentáveis a fim de ganhar recompensas do governo dinamarquês.
A partir desta segunda-feira (15), está funcionando um programa de comportamento sustentável e favorável ao clima, e serão recompensados
turistas que escolherem andar de bicicleta, usar o transporte público ou realizar trabalhos de jardinagem e coleta de lixo em portos e parques da cidade.
Para aqueles que usarem copos de café reutilizáveis poderão ganhar café gratuito em restaurantes selecionados, além de outras vantagens que incluem coquetéis de cortesia ou tempo extra nos complexos de esqui em Copenhagen.
“Precisamos garantir que o
turismo, em vez de ser um fardo para o meio ambiente, seja transformado em um poder para mudança positiva”, afirmou Mikkel Aaro-Hansen, membro do conselho oficial de turismo Wonderful Copenhagen, ao The Guardian.
Overturismo tem incomodado governo e moradores da Europa
O excesso de turistas em cidades da Europa tem incomodado tanto as autoridades quanto os moradores. Na Espanha, a onda de turistas gerou até mesmo
protestos nas cidades de Málaga e Cádis. Em
Minorca e
Barcelona, os moradores também tiveram que tomar medidas drásticas para evitar o
excesso de turistas.
Participe dos canais da Itatiaia: