Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Israel adota restrições e anuncia fechamento de escolas diante de ameaças do Irã

Medida tomada estará em vigor no domingo e na segunda-feira (15); Irã prometeu retaliações pelo bombardeio de 1º de abril contra seu consulado em Damasco

O Governo de Israel anunciou neste sábado (13) o fechamento das escolas em todo o país e restrições a reuniões públicas por motivos de segurança, após ameaças de ataques por parte do Irã.

A partir de domingo (14), o primeiro dia da semana, ‘as atividades educacionais, excursões e saídas’ escolares e extracurriculares serão suspensas, afirmou o porta-voz do exército, Daniel Hagari.

A medida foi tomada ‘levando em consideração a situação de segurança’ e estará em vigor no domingo e na segunda-feira (15).

Leia também

Devido a Páscoa judaica, as reuniões ao ar livre serão limitadas a 1.000 pessoas, com um número ainda menor nas regiões fronteiriças, onde as praias serão fechadas. Já as atividades comerciais não serão afetadas pelas medidas.

Hagari pediu à população que mantenha seu nível de ‘vigilância e responsabilidade’. ‘Os sistemas de defesa e ataque da força aérea estão em alerta e dezenas de aviões patrulham os céus, preparados e prontos [...]. Temos um excelente sistema de defesa antiaérea, mas a defesa não é hermética’, acrescentou.

O chanceler israelense, Israel Katz, cancelou uma viagem planejada à Áustria e à Hungria com familiares de reféns mantidos em Gaza pelo grupo terrorista Hamas desde 7 de outubro.

O Irã prometeu retaliações pelo bombardeio de 1º de abril contra seu consulado em Damasco, que atribuiu a Israel. Morreram no ataque sete membros da Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica, dois deles generais.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na sexta-feira (12) que esperava represálias do Irã ‘mais cedo ou mais tarde’.


Participe dos canais da Itatiaia:

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.
Leia mais