Um grupo de renomados cientistas dos Estados Unidos anunciou que vai voltar a analisar as supostas ‘múmias extraterrestres’ do Peru, que foram exibidas no Congresso do México em 2023 e classificadas pelo próprio governo peruano como ‘fraude’. O Ministério da Cultura do Peru é contra a reabertura da investigação.
A equipe que vai estudar os objetos misteriosos é formada por James Caruso (médico legista chefe e legista do condado da cidade de Denver, no Colorado), William Rodriguez (antropólogo forense e examinador médico do estado de Maryland) e John McDowell (professor de odontologista forense aposentado da Universidade do Colorado).
Forensic experts from United States have done preliminary examinations on #tridactyl specimens located in Peru. #nazcamummies
— McDowell Law Firm (@pikespeaklaw) April 7, 2024
The scientists hope to work with the country of #Peru and #PeruvianMinistryofCulture to study these specimens in a culturally respectful manner. pic.twitter.com/sZIUCMUDaC
Peru é contra a reabertura da investigação
O Ministério da Cultura do Peru já se posicionou contra a reabertura das investigações sobre as supostas múmias extraterrestres. Segundo as autoridades, os objetos são, na verdade, bonecos feitos com ossos de animais e de múmias humanas antigas, unidas com cola e outras substâncias.
“A conclusão disso em termos simples: é uma fraude. Não são extraterrestres, não são uma nova espécie”, disse, em coletiva de imprensa em dezembro de 2023, o arqueólogo Flavio Estrada, do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses. De acordo com Estrada, o que “um grupo de pseudocientistas” exibiu no Congresso mexicano em setembro de 2023 sequer eram múmias.
Na ocasião, em uma audiência convocada pelo deputado Sergio Gutiérrez, foram apresentados os supostos corpos de seres alienígenas encontrados no Peru, o que causou um grande alvoroço.