Um terremoto de magnitude 4.8 atingiu a cidade Nova York, nos Estados Unidos, por volta das 10h20 (horário local), desta sexta-feira (5). O Serviço Geológico dos EUA informou que o epicentro do tremor foi na cidade de Líbano, em Nova Jersey, a cerca de 80 km de Manhattan.
Nas redes sociais, moradores e turistas disseram que o tremor foi leve, mas que chacoalhou os prédios da cidade. O terremoto também foi sentido em cidades próximas, como Filadélfia e Boston. De acordo com o New York Times, moradores saíram correndo para as ruas se perguntando o que havia acabado de acontecer.
Aeroportos da costa Leste chegaram a interromper o tráfego aéreo e sirenes tocaram por toda a cidade. No X (antigo Twitter), o porta-voz da prefeitura Fabien Levy, afirmou que não houve grandes danos. “Embora não tenhamos nenhum relatório de grandes impactos neste momento, ainda estamos avaliando o impacto”, escreveu Levy.
Veja o mapa do epicentro do terremoto:
À Itatiaia, o galerista brasileiro Bernardo Abreu disse que chegou a pensar que o tremor pudesse ser um ataque.
“Por volta de umas 10h20, eu estava trocando de roupa no quarto. Comecei a sentir umas vibrações o teto e achei que era no andar de cima. Quando eu olho para o meu closet, as roupas estavam todas tremendo. Demorou mais ou menos uns 10, 15 segundos. Eu achei que era um ataque, alguma coisa assim. Aí eu procurei por notícias e vi que tinha sido um terremoto. Mas a área mais atingida foi Connecticut, um pouco mais pra cima”, disse.
Nas redes sociais, usuários também relataram ter sentido o tremor. “O mais forte que já senti aqui”, disse um perfil. “Desde quando temos terremotos em Nova York?”, questionou outro.