Ouvindo...

Conselho de Segurança da ONU aprova resolução de ‘cessar-fogo imediato’ em Gaza

Resolução foi feita por grupo de dez países rotativos liderados por Moçambique; essa é a primeira vez que o conselho conseguiu aprovar um cessar-fogo no território palestino

Conflito na Faixa de Gaza afeta cidadãos brasileiros

Após mais de cinco meses de guerra, o Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira (25) sua primeira resolução pedindo um “cessar-fogo imediato” em Gaza, um pedido bloqueado repetidamente pelos Estados Unidos, que se absteve nesta ocasião.

A resolução, adotada com 14 votos a favor e uma abstenção, “exige um cessar-fogo imediato para o mês do Ramadã", iniciado há 15 dias, que leve a uma trégua duradoura e “exige a libertação imediata e incondicional de todos os reféns”.

Essa é a primeira vez que o conselho conseguiu aprovar um cessar-fogo no território palestino, que sofre ofensa militar por parte de Israel, desde que terroristas do Hamas invadiram o território israelense e mataram centenas de pessoas, em 2023.

Leia mais: Estados Unidos vetam resolução da ONU que pedia cessar-fogo na Faixa de Gaza
O que é a Faixa de Gaza? Entenda o que é o território motivo de disputa entre Israel e Hamas

Na votação, os Estados Unidos se abstiveram. Todos os outros 14 membros restantes do colegiado votaram a favor, incluindo os membros permanentes Rússia, China, Reino Unido e França.

De acordo com o Conselho de Segurança da ONU, Israel não é obrigada a adotar as resoluções, mas, após a votação, o secretário da ONU, Antonio Guterres, pediu para que o governo israelense acatasse a decisão do conselho.

Israel afirma que a abstenção dos EUA na ONU ‘prejudica’ o esforço bélico e a libertação de reféns. Já a Casa Branca nega que abstenção dos EUA na votação da ONU implique mudança de política.

O Cessar-fogo

Com a aprovação do cessar-fogo imediato, a medida é válida no mês de jejum muçulmano do Ramadã, que termina daqui a duas semanas. A resolução exige também a libertação imediata e incondicional de todos os reféns. Israel diz que o Hamas fez 253 reféns durante o ataque de 7 de outubro.

A rádio do exército de Israel informou pouco antes do início da reunião do Conselho que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, cancelaria o envio de uma delegação a Washington se os EUA não vetassem a resolução.

Os EUA vetaram três projetos de resolução do Conselho sobre a guerra em Gaza. Também já se absteve duas vezes, permitindo ao Conselho adotar resoluções que visavam aumentar a ajuda a Gaza e apelavam a pausas prolongadas nos combates.

A Rússia e a China também vetaram dois projetos de resolução dos EUA sobre o conflito – em outubro e na sexta-feira.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.