Uma restaurante flutuante com dimensões gigantes afundou no mar da China no dia 19 de junho (sábado). Projetada como um palácio imperial chinês, ficou 50 anos atracado na ilha e enfrentou ‘condições adversas’ enquanto navegava no mar da China. Apenas a tripulação estava no navio e não houve feridos.
A embarcação foi cenário de filmes de Hollywood e já recebeu celebridades como a rainha Elizabeth II e o ator Tom Cruise.
O flutuante, um gigante de 76 metros de comprimento e capacidade para 2.300 pessoas, virou perto das Ilhas Paracel, que ficam no Mar da China entre Hong Kong, Vietnã e Filipinas.
Segundo o grupo Aberdeen Restaurant Enterprises, que administra o Jumbo, a embarcação encontrou “condições adversas” enquanto navegava na área, apenas uma semana após deixar o centro financeiro internacional da cidade, onde estava atracado havia quase 50 anos.
Em 2020, o Jumbo encerrou as operações devido à pandemia de Covid-19. Após meses de restrições pela doença, a empresa que fazia a gestão da embarcação não conseguiu encontrar um novo proprietário e não tinha fundos para mantê-lo.
Na semana passada, a saída do Jumbo do porto do centro financeiro internacional provocou um clima de nostalgia entre moradores da ilha, que também passa por uma gestão restritiva da pandemia e pela repressão à dissidência.