Ouvindo...

Novas fotos divulgadas pela Nasa dão pistas sobre a formação das estrelas

As imagens do telescópio James Webb são de 19 galáxias próximas à Via Láctea e conseguem acessar zonas fora do alcance da luz

Novas imagens capturadas pelo Telescópio Espacial James Webb, da NASA, revelam detalhes de 19 galáxias relativamente próximas à Via Láctea. As fotos oferecem novas pistas sobre a formação das estrelas, além da estrutura e evolução galácticas.

A galáxia mais próxima fica a cerca de 15 milhões de anos-luz da Terra. A mais distante, está a aproximadamente 60 milhões de anos-luz. Um ano-luz equivale a 9,5 trilhões de quilômetros.

O Telescópio Espacial James Webb foi lançado em 2021 e começou a coletar dados em 2022, remodelando a compreensão dos primórdios do universo e tirando fotografias inéditas dos cosmos. O observatório usa principalmente luz infravermelha para capturar as imagens com alta qualidade.

As novas observações mostram aproximadamente 100 mil bolsões de estrelas e milhões (ou talvez bilhões) de estrelas individuais.

Leia também

“Nasce uma estrela”

“Esses dados são importantes, porque nos dão uma nova visão da fase inicial da formação estelar”, disse à CNN o astrônomo da Universidade de Oxford, Thomas Williams, que liderou o processamento de dados das imagens.

Segundo ele, o “nascimento” de uma estrela acontece de forma nebulosa, nas “profundezas de nuvens de poeira” no universo, que bloqueiam o alcance da luz. Mas o Telescópio Espacial Hubble é capaz de acessá-la.

“Essas nuvens (de poeira) iluminam-se nos comprimentos de onda do (telescópio) James Webb. Não sabemos muito sobre essa fase, nem sequer quanto tempo dura na verdade. Por isso, esses dados serão vitais para entender como as estrelas começam suas vidas”, continuou Williams.

O telescópio da NASA permite que os cientistas distinguem, com alto nível de detalhe, a estrutura das nuvens de poeira e gás, onde estrelas e planetas se formam.

“As imagens não são apenas esteticamente espantosas, elas também contam uma história sobre o ciclo de formação e feedback da estrela - que é a energia libertada por jovens estrelas ao espaço entre estrelas”, disse a astrônoma Janice Lee, do Instituto de Ciência do Telescópio Espacial em Baltimore, principal investigadora dos novos dados.

*Com informações da CNN

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.
Leia mais