Um turista francês encontrou um diamante de 7,46 quilates no parque Cratera de Diamantes, no Arkansas, nos Estados Unidos. O caso aconteceu em 11 de janeiro deste ano, durante a primeira visita do homem ao local.
O espaço tem uma área de 37,5 acres (cerca de 150 mil metros quadrados) reservada para a procura de diamantes. Segundo a administração do parque, esta é a maior pedra registrada desde 2020.
O parisiense Julien Navas havia viajado para os Estados Unidos para ver o lançamento do foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance, no Cabo Canaveral, na Flórida. Durante a viagem, Navas incluiu a visita ao parque na lista de pontos turísticos a serem visitados no país. Segundo ele, o parque despertou seu interesse porque ele já havia garimpado ouro e procurado fósseis anteriormente.
Poucos dias antes da visita do turista, havia chovido na região do parque, o que tornou o solo úmido e lamacento. Após comprar o ingresso, Naves alugou um kit básico de caça aos diamantes, foi até a área de buscas e começou a cavar.
Segundo o superintendente assistente do parque, Waymon Cox, é comum que grandes diamantes sejam encontrados na superfície da área. "À medida que a chuva cai no campo, ela remove a sujeira e revela rochas pesadas, minerais e diamantes perto da superfície”, explicou.
‘Estou tão feliz’, disse francês após encontrar pedra preciosa
Depois de procurar por horas, o francês levou as pedras recolhidas para serem analisadas no Centro de Descoberta de Diamantes, onde foi constatado que uma delas tratava-se de um diamante. “Estou tão feliz! Só consigo pensar em contar à minha noiva o que descobri”, comemorou Navas.
De acordo com a administração do parque, o diamante encontrado é marrom, arredondado e tem, mais ou menos, o tamanho de uma goma de mascar. "É sempre tão emocionante ver visitantes de primeira viagem encontrarem diamantes, especialmente diamantes grandes como este!” disse a intérprete do parque, Sarah Reap.
Animado com a descoberta, o francês disse que, agora, planeja voltar ao local com a filha. "É um lugar mágico, onde o sonho de encontrar um diamante pode se tornar realidade! Foi uma verdadeira grande aventura”, afirmou.
Ao encontrarem um diamante, os visitantes podem batizá-los com algum nome. Naves decidiu nomear a pedra de ‘Diamante Carine’, em homenagem à noiva. Ele disse que espera cortar a pedra ao meio para dar metade para a filha e a outra metade para a noiva.
Mais de 75 mil diamantes já foram encontrados no local
Segundo a administração do parque, o ‘Diamante Carine’ é o quinto registrado em 2024. Esta é a maior pedra descoberta desde 2020 - quando Kevin Kinard encontrou um diamante de 9,07 quilates - e a oitava maior desde que a Cratera dos Diamantes se tornou um Parque Estadual em 1972.
Ao todo, mais de 75 mil diamantes foram descobertos no Parque Estadual Cratera de Diamantes. O maior diamante já descoberto nos Estados Unidos foi descoberto no mesmo local, porém antes da área se tornar um parque estadual, em 1924.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.