Antes do início do jogo do Chiefs no último sábado (13) contra os visitantes Miami Dolphins, um participante registrou uma garrafa de água congelando, poucos segundos após ser retirada da geladeira. Veja vídeo:
Segundo informações da NFL, a temperatura no momento do chute inicial do jogo era de -20,0ºC. Já a sensação térmica pelo no início do jogo no Arrowhead Stadium era de -32,7ºC. O Serviço Nacional de Meteorologia alertou aos torcedores para se agasalharem adequadamente, incluindo o rosto.
O jogo será provavelmente lembrado como um dos mais frios da história da NFL, e isso é apenas o início dos problemas climáticos da liga na primeira rodada dos playoffs.
A NFL estava preocupada de que ninguém conseguisse chegar ao jogo dos Bills contra o Pittsburgh Steelers no domingo em Buffalo. Assim, a liga e autoridades do estado de Nova York decidiram adiar o jogo de wild card para segunda-feira, quando se espera que a neve tenha terminado.
‘Queremos que nossos Bills vençam’, disse o Executivo do Condado de Erie, Mark Poloncarz, em uma coletiva de imprensa nos arredores de Buffalo, ‘mas não queremos que 60.000 a 70.000 pessoas viajem para o jogo de futebol em condições horríveis.’
A neve não era o principal problema em Kansas City. Pelo contrário, a preocupação era com o que o Serviço Nacional de Meteorologia chamou de sensação térmica ‘perigosamente fria’, que deveria fazer com que uma temperatura prevista de menos 18 °C no início do jogo parecesse -24°C.
‘Os espectadores precisam estar preparados. Pensem em uma viagem de esqui ou pesca no gelo’, disse a Dra. Sarah Spelsberg, que leciona no Programa de Pós-Graduação em Medicina Extrema da Northeastern University. ‘Se fosse eu, usaria óculos de esqui também. Não deixaria um milímetro da minha pele à mostra nessas temperaturas. Tive congelamento uma vez e nunca quis passar por isso novamente.’
O jogo mais frio na história da liga permanece em -25 °C para o campeonato da NFL de 1967, quando os Packers venceram os Cowboys no Lambeau Field em um jogo que ficou conhecido como a Ice Bowl. A sensação térmica naquele dia era de -44 °C
Frio extremo, fortes chuvas e nevasca afetam mais de 40 milhões de pessoas nos EUA
Nevascas, fortes chuvas e frio extremo neste final de semana afetam a vida de mais de 40 milhões de norte-americanos. Em algumas regiões dos Estados Unidos, as temperaturas ficaram abaixo de -30°C. No nordeste do país, moradores tiveram de deixar suas casas em razão de inundações. Mais de 1,2 mil voos foram cancelados no sábado, regiões do país ficaram sem energia elétrica e um jogo da NFL, a liga de futebol americano, que aconteceria no Estado de Nova York foi cancelado.
Em Iowa , no meio-oeste americano, o termômetro chegou a marcar -17°C e a sensação térmica chegou a -42°C com o vento gelado em algumas regiões.
As principais vias da capital do Estado, Des Moines, ficaram intransitáveis, em razão da neve. A Patrulha Estadual de Iowa disse que entre 12h30 de sexta-feira até a manhã de sábado, atendeu a 535 ligações de motoristas que pediram assistência nas rodovias e registrou 86 acidentes, nenhum fatal.
No nordeste do país, a tempestade com volume recorde de água causou inundações no Estado do Maine.
Em Nova York, Nova Jersey e Connecticut, a chuva também causou transtornos. Partes da avenida Henry Hudson Parkway, que corre ao lado do Rio Hudson, no lado oeste de Manhattan, foram interditadas em razão de inundações.
O sul do país recebeu alerta sobre as temperaturas baixas -- que devem continuar ao longo da semana.
Em Oaklahoma, a previsão é de -31°C, e autoridades pedem que os moradores evitem atividades ao ar livre.
Louisiana e Arkansas foram colocados em estado de atenção. O Texas chegou a registrar -12°C ao meio-dia de sábado.
O lado oeste dos EUA também sofre com o frio extremo. Alerta de tempestade de inverno, baixas temperaturas, neves e possível chuva congelante foram disparados aos moradores de Wyoming, Oregon, norte da Califórnia, Colorado, Nevada, Utah e Alasca. Em Montana, temperaturas de até -45°C eram aguardadas.
Na região dos grandes lagos, que fica próxima à fronteira com o Canadá, houve falta de energia elétrica. O fornecimento também foi interrompido em áreas do nordeste dos EUA.
Mais de 1,2 mil voos foram cancelados nos EUA no sábado. Outros 4,3 mil decolaram com atraso, segundo o site de rastreamento FlightAware.
Partida da NFL
Um jogo da NFL foi adiado no Estado de Nova York em razão das condições climáticas. O jogo playoff do Buffalo Bills contra o Pittsburgh Steelers, que aconteceria no domingo, foi adiado para segunda-feira, pois há previsão de uma tempestade de inverno potencialmente perigosa prevista para atingir a região de Buffalo no fim de semana.
A previsão é de que a região registre até 60 centímetros de neve, com fortes rajadas de vento (105km/h).
O Serviço Meteorológico Nacional emitiu um alerta de tempestade de inverno que dura até as 7 horas de segunda-feira.
“A decisão de transferir o jogo para segunda-feira foi tomada em consulta com a governadora de Nova York, Kathy Hochul, no melhor interesse da segurança pública, e com o Buffalo Bills e o Pittsburgh Steelers, enquanto a região se prepara para a tempestade”, disseram a NFL e o Bills, em uma declaração conjunta.
Prévias eleitorais
Este fim de semana é o último antes das prévias eleitorais de Iowa, tradicional evento que marca a abertura da campanha presidencial nos Estados Unidos, quando eleitores definem quem será o candidato de cada partido a disputar a Casa Branca. Neste ano, as atenções estão voltadas às prévias do partido republicano, que podem definir se o ex-presidente Donald Trump irá disputar a eleição novamente. Do lado democrata, o candidato será o atual presidente, Joe Biden.
Candidatos à presidência republicanos tiveram que cancelar muitos eventos na sexta-feira em razão do clima e retomaram as atividades de campanha no sábado, em Iowa.
Com informações de Estadão Conteúdo