Ouvindo...

Vídeo: avião faz pouso de emergência nos EUA após porta se abrir em voo

O incidente ocorreu 20 minutos após a decolagem com 171 passageiros e seis tripulantes

Porta se abriu em pleno voo Boeing 737-900 MAX da companhia americana Alaska Airlines

No final da tarde de sexta-feira (5), um Boeing 737-900 MAX da Alaska Airlines precisou realizar um pouso de emergência em Portland, EUA, após uma porta traseira do avião se abrir inesperadamente durante o voo. O incidente ocorreu apenas 20 minutos após a decolagem com destino a Ontário, Califórnia, que transportava 171 passageiros e seis tripulantes.

Segundo relatos de passageiros e informações do site de monitoramento de voos FlightRadar24, a despressurização da aeronave foi rápida, resultando na queda das máscaras de oxigênio para auxiliar os ocupantes. Fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a porta aberta, localizada ao lado de um assento vago.

“Acordei do cochilo pensando que era turbulência. Acontece que a parede do avião voou enquanto [o avião] estava no ar”, postou um passageiro identificado como Vi Nguyen.

@strawberr.vy Girls’ trip turned into emergency landing trip… #alaska #alaskaair ♬ original sound - vy 🍓

A Alaska Airlines confirmou que a porta em questão não era utilizada como saída de emergência pela companhia e não estava sinalizada como tal. A porta extra faz parte da configuração padrão do Boeing 737-900 MAX para atender aos requisitos de evacuação em algumas companhias aéreas.

A aeronave, que estava a cerca de 4.975 metros de altitude quando o incidente ocorreu, retornou com segurança ao aeroporto de Portland, onde aterrissou. A tripulação, ao perceber a despressurização, executou uma descida de emergência.

A Alaska Airlines emitiu um comunicado afirmando que a segurança dos passageiros e tripulantes é sua prioridade e que está investigando o incidente. A Agência Federal de Aviação dos EUA (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) também iniciarão investigações sobre o ocorrido.

A Boeing, fabricante da aeronave, declarou que cooperará plenamente com as autoridades para esclarecer o incidente. A companhia aérea anunciou a retirada temporária de todos os seus 65 Boeing 737-900 MAX para realizar inspeções adicionais.

Declaração do CEO da Alaska Airlines, Ben Minicucci

Na Alaska Airlines, a segurança é nosso valor fundamental e a coisa mais importante em que nos concentramos todos os dias. Após o evento desta noite no voo 1282, decidimos tomar a medida de precaução de aterrar temporariamente a nossa frota de 65 aeronaves Boeing 737-9. Cada aeronave retornará ao serviço somente após a conclusão de inspeções completas de manutenção e segurança. Prevemos que todas as inspeções serão concluídas nos próximos dias.

Estou pessoalmente empenhado em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para conduzir esta revisão de forma oportuna e transparente.

Estamos trabalhando com a Boeing e os reguladores para entender o que aconteceu esta noite e compartilharemos atualizações à medida que mais informações estiverem disponíveis. O NTSB está investigando este evento e apoiaremos totalmente a investigação.

Meu coração está com aqueles que estavam neste vôo – sinto muito pelo que vocês vivenciaram. Estou muito grato pela resposta de nossos pilotos e comissários de bordo. Temos equipes em Portland ajudando os passageiros e trabalhando para apoiar os hóspedes que viajarão nos próximos dias.

-Ben”.

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.