Ouvindo...

Vídeo: médicos encontram cinco parasitas em abdômen de idoso durante exame

Vermes foram identificados durante procedimento de colangioscopia, uma semana após o diagnóstico de câncer no cólon

Parasitas foram encontrados no trato biliar de um paciente

Um homem de 70 anos, diagnosticado com câncer no cólon, apresentou cinco parasitas no trato biliar, na região do abdômen, durante um procedimento de colangioscopia. Vídeo dos vermes, que são de uma espécie de platelminto, foi publicado pela revista The New England Journal of Medicine nesta quinta-feira (28). O caso foi registrado em Guangzhou, na China.

Os parasitas encontrados foram identificados como Clonorchis sinensis, uma espécie de verme que vive no trato biliar, na vesícula biliar, ou no fígado. Esse tipo de platelminto é muito comum no leste asiático, e a infecção ocorre após a ingestão de peixe de água doce cru ou mal cozido.

O idoso recebeu o diagnóstico de adenocarcinoma no cólon uma semana antes de descobrir sobre os parasitas, durante exames para averiguar sobre a doença. Na maioria das vezes, as infecções agudas causadas por esse parasita são assintomáticas.

Normalmente, os vermes são identificados pela presença de ovos do parasita nas fezes, o que não era o caso do idoso, segundo o artigo. Os platelmintos foram removidos e o idoso, medicado.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.