Uma pesquisa da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, concluiu que praticar musculação é melhor para controlar o açúcar no sangue e queimar gordura do que atividades aeróbicas, em pessoas com diabetes tipo 2.
Na maior parte dos casos, acredita-se que a doença está relacionada ao excesso de gordura corporal. Nas pessoas que estão acima do peso ou obesas, as células do organismo respondem menos à ação da insulina. Isso explica porque 80% das pessoas que desenvolvem diabetes tipo 2 estão acima do peso (ou obesas) e não praticam exercício físico.
Publicado na edição de outubro do jornal científico Diabetologia, o estudo acompanhou 186 indivíduos com diabetes tipo 2 ao longo de noves meses para avaliar os efeitos dos exercícios físicos no funcionamento do corpo.
A divisão dos participantes foi feita em três grupos. Alguns faziam apenas treinamentos de força, outros exclusivamente cardio e os demais mantinham uma rotina que combinava a musculação com as atividades aeróbicas.
O estudo concluiu que os indivíduos que realizaram exclusivamente treinos de força tiveram aumento de massa magra no corpo, apresentaram melhores índices de controle do açúcar no corpo e diminuíram o percentual de gordura corporal.
Apesar de apresentar resultados melhores, a musculação não exclui a prática do cardio, que reduz os fatores de risco cardiovascular e contribui para o bem-estar.
Dados
O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Esses dados são da Federação Internacional de Diabetes (IDF).