Um forte mau cheiro levou a polícia a encontrar 189 cadáveres em uma funerária. No local, os corpos estavam armazenados de maneira incorreta. A denúncia foi feita por moradores ao gabinete do Xerife do Condado de Fremont, no Colorado, Estados Unidos. Ninguém foi preso.
O xerife pediu ajuda ao FBI e descreveu o caso, ocorrido na última sexta-feira (20), como “horrível”. Os federais trabalharam durante horas em parceria com a polícia local examinando o local e avaliando as necessidades. Não há detalhes sobre há quanto tempo os corpos estavam na funerária e nem o motivo de estarem armazenados de forma incorreta.
Os corpos foram transferidos por reboques refrigerados para evitar maior degradação, “garantindo ao mesmo tempo a segurança do pessoal que trabalha no ambiente tóxico”, detalha o FBI.
A funerária está sob investigação. A Unidade Técnica de Resposta a Riscos do FBI ofereceu suporte especializado devido às graves condições de risco biológico e outros perigos químicos.
“Os membros desta equipe são treinados para trabalhar em cenas de crime, para garantir que os socorristas possam coletar evidências com segurança”, detalha nota do FBI.
O governador do Colorado declarou emergência de desastre para uma investigação criminal e incidente com materiais perigosos, declaração que o autorizou a convocar a Guarda Nacional do Colorado.
Depois que os restos mortais foram removidos da funerária e transportados para o Gabinete do Legista do Condado de El Paso, o FBI ajudou o médico legista a processar e identificar os corpos. As famílias serão notificadas à medida que os restos mortais forem identificados.