Ouvindo...

Eleições na Argentina: assista apuração dos votos e resultado ao vivo; saiba como

A transmissão da apuração do resultado terá início às 21h, horário de Brasília, por meio da TV pública argentina

Argentina tem 35,8 milhões de eleitores, sendo que 449 mil moram no exterior

Começa às 21h, a apuração das eleições na Argentina. Além do novo presidente e vice-presidente, os argentinos também escolhem os representantes do Congresso nestas eleições. A votação segue até às 18h, no horário de Brasília, o mesmo de Buenos Aires.

Participam do 1º turno do pleito cinco candidatos: Javier Milei (direita), Sergio Massa (esquerda), Patricia Bullrich (direita), Juan Schiaretti (esquerda) e Myriam Bregman (esquerda). O favorito é Milei, da coalizão de direita La Libertad Avanza, que teve o maior percentual de votos nas primárias realizadas no início de agosto.

Nas pesquisas de intenção de voto, Milei aparece à frente dos demais candidatos, mas costuma empatar na margem de erro com o 2º colocado, o atual Ministro da Economia, Sergio Massa. Patricia Bullrich aparece em 3º lugar.

Para vencer no 1º turno, os candidatos à presidência precisam de, pelo menos, 45% dos votos válidos, excluindo brancos e nulos, ou 40% com uma diferença de 10 pontos percentuais do 2º colocado. Se ninguém atingir essa marca, um 2º turno é marcado para dia 19 de novembro.

A transmissão da apuração do resultado terá início às 21h, horário de Brasília, por meio da TV pública argentina. Assista abaixo: