A captura do brasileiro condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos, Danilo Cavalcante, viralizou nas redes sociais, nesta quinta-feira (15), após uma foto mostrar o cachorro Yoda, responsável por rastrear o fugitivo, deitado sobre os pés do foragido.
Cavalcante fugiu da prisão, no condado de Chester em 31 de agosto, nove dias depois de ter sido condenado à prisão perpétua pelo assassinato em primeiro grau da ex-namorada, também brasileira, em 2021. No Brasil, ele também é procurado por homicídio.
Leia mais:
Dois dias antes de ser capturado pelas autoridades, Cavalcante conseguiu furtar, de uma garagem, um fuzil calibre .22 com mira telescópica e lanterna. Para pegarem Danilo, as equipes táticas avançaram silenciosamente pela mata e fizeram uso do elemento surpresa. A polícia relatou que Cavalcante tentou escapar assim que percebeu a presença da polícia, rastejando entre os arbustos e, levando com ele, o fuzil roubado.
A Unidade Tática de Controle de Fronteira (BORTAC) se deslocava pela área onde Danilo foi capturado e usou o cachorro Yoda assim que Cavalcante “deu sinais de tentativa de fuga.” O cão conseguiu capturar o brasileiro e integrantes da equipe da Unidade e da Polícia Estadual da Pensilvânia agiram rápido e imobilizaram o fugitivo.
“Cavalcante resistiu à prisão, mas acabou sendo levado sob custódia à força. Ele sofreu um leve ferimento causado pela mordida do canino de busca e a equipe médica, presente no local, pôde examiná-lo em busca de ferimentos”, detalha a polícia.
Prisão
A megaoperação que resultou na prisão do brasileiro Danilo Cavalcante, 34 anos, envolveu mais de 500 policiais, cães farejadores, aviões, helicópteros, câmeras térmicas, mobilização do FBI e da Swat . A caçada terminou na manhã desta quarta-feira (13), 14 dias após Danilo fugir do presídio da cidade de Chester, no estado da Pensilvânia, escalando paredes.
Natural do Tocantins, Cavalcante foi condenado à prisão perpétua por matar ex-namorada, a também brasileira Débora Evangelista Brandão, então com 33 anos, a facadas, em 2021.