Ouvindo...

Índia pode mudar de nome; entenda motivo

O partido do primeiro-ministro indiano, que é nacionalista, quer mudar o nome do país para Bahrat, que significa Índia em Hindi

O país mais populoso do mundo, a Índia, pode mudar de nome no futuro. No próximo sábado (9), o G20 (grupo das maiores economias do mundo) vai se encontrar na capital Nova Delhi. Entretanto, o nome do país que consta nos convites para o jantar dos chefes de Estado é Bharat.

A escolha da mudança do nome foi tomada pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Na verdade, Bharat significa Índia, mas é a palavra em sânscrito, a língua ancestral do país, e Hindi, a linguá oficial.

Segundo os jornais locais, alguns deputados indianos estão de preparando para apresentar uma resolução solicitando a mudança oficial do nome do país para Bharat.

Os defensores da mudança argumentam que o nome "Índia” foi uma imposição britânica. O país foi colonizado pela Inglaterra por cerca de 200 anos, e só alcançou a independência em 1947.

Entretanto, a mudança do nome ainda sofre certa oposição. Quem está bancando o novo nome do país é o partido do primeiro-ministro, o nacionalista BJP. A oposição é contra e, inclusive, possui uma aliança nomeada de INDIA, sigla que representa Aliança Inclusiva de Desenvolvimento Nacional Indiano em inglês.

Leia mais