O litoral da Flórida está em alerta de tempestade devido à aproximação de um furacão, que deve chegar às 20h desta terça-feira (29) na costa de Tampa (18h no horário de Brasília). A tempestade tropical “Idalia” se formou na região do Caribe, com ventos que podem chegar a 170km/h, com risco de virar um furacão.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, informou que as residências da região podem ficar sem energia elétrica. Ele também aconselhou os moradores a evacuarem para partes não afetadas do estado e disse que as escolas devem cancelar as aulas.
“Tenha em mente que, se lhes disserem para evacuar, vocês não precisam dirigir centenas de quilômetros, não precisa deixar o estado da Flórida. Basicamente, você precisa ir para lugares mais altos”.
DeSantis declarou estado de emergência em 46 condados da Flórida, cobrindo a maioria do norte do estado. Mais de 5,5 mil membros da Guarda Nacional foram mobilizados, além de 2,5 mil veículos e 12 aeronaves.
Em algumas cidades, moradores buscaram sacos de areais para formar barricadas em frente a suas casas e evitar alagamentos. O aeroporto da região de Tampa vai ficar fechado entre terça e quinta-feira (31)