O supertelescópio espacial James Webb fez novas imagens incríveis da icônica Nebulosa do Anel e contou com a participação de uma brasileira. Isabel Aleman, integra o grupo de pesquisadores, que pode ajudar a entender os ciclos de vida das estrelas e os elementos que eles liberam no cosmos.
Conforme o texto publicado pela Universidade de São Paulo (USP) nessa quinta-feira (14), Isabel é pesquisadora formada na instituição, bacharel em Física pelo Instituto de Física e mestre e doutora em Ciências pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Ela é especialista na área de Astrofísica, com ênfase no estudo da física e química de nebulosas fotoionizadas.
Isabel faz parte da equipe do JWST Ring Nebula Project, que utiliza o telescópio espacial mais poderoso da atualidade, lançado ao espaço em 25 de dezembro de 2021 pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa) dos Estados Unidos.
Com isso, os pesquisadores captaram imagens da Nebulosa do Anel, também conhecida como Messier 57, formada por restos coloridos de estrelas que lançaram grande parte de sua massa no final de suas vidas. Confira as imagens abaixo