O papa Francisco, líder da Igreja Católica, afirmou que as mulheres transexuais são filhas de Deus e defendeu que a sociedade as respeitem. A afirmação foi feita em entrevista à revista espanhola Vida Nueva, publicada nesta sexta-feira (4).
Durante a entrevista, o sumo pontífice rebateu críticas de outros membros da Igreja Católica, que não veem com bons olhos a presença de transsexuais em audiências realizadas por Francisco no Vaticano. Segundo o papa, os ensinamentos de Jesus são o exemplo de que os católicos devem respeitar essas pessoas.
“Não me preocupo que me critiquem por eu receber transsexuais na audiência geral das quartas-feiras transexuais. A primeira vez que vieram e me viram, saíram chorando, dizendo que eu tinha dado uma mão, um beijo. Como se eu tivesse feito algo excepcional. Mas elas são filhas de Deus! Ele ainda te ama do jeito que você é. Jesus nos ensina a não estabelecer limites.”
Papa critica guerra entre Rússia e Ucrânia
Na mesma entrevista, o papa Francisco fez duras críticas à guerra entre Ucrânia e Rússia e disse que a Igreja Católica faz uma “ofensiva para a paz” contra as posturas dos dois países, que estariam se recusando a negociar o fim do conflito. De acordo com o líder religioso, o enviado especial da Igreja na Ucrânia vai em breve para Pequim, para intermediar uma conversa sobre os recentes conflitos entre China e Estados Unidos.
O papa também confirma que vai promover um encontro da paz com líderes religiosos em Abu Dhabi. A reunião deve ser coordenada pelo cardeal Pietro Parolin, que recentemente criticou líderes católicos que estariam abençoando casais do mesmo sexo.