Uma série de mudanças no estilo de vida pode acrescentar décadas à sua vida, mesmo que você adote esses hábitos saudáveis aos 50 ou 60 anos. Isso é o que indica um novo estudo sobre longevidade realizado pela Carle Illinois College of Medicine, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores analisaram dados médicos de mais de 700 mil pacientes dos Estados Unidos, coletados entre 2011 e 2019, e indicaram oito hábitos que podem aumentar significativamente a expectativa de vida.
Os oito hábitos são:
ser fisicamente ativo;
deixar o vício em opioides;
não fumar;
controlar o estresse;
ter uma boa dieta;
não beber compulsivamente regularmente;
ter uma boa noite de sono;
ter relações sociais positivas.
De acordo com os resultados, homens que tenham todos os oito hábitos aos 40 anos vivem em média 24 anos a mais do que homens sem nenhum desses hábitos.
Para as mulheres, ter os oito fatores de estilo de vida saudável na meia-idade foi associado a 21 anos adicionais de vida em comparação com mulheres sem nenhum desses hábitos.
“Ficamos realmente surpresos com o quanto poderíamos ganhar com a adoção de um, dois, três ou todos os oito fatores de estilo de vida”, conta Xuan-Mai ao Hindustan Times.
“Nossas descobertas de pesquisa sugerem que adotar um estilo de vida saudável é importante tanto para a saúde pública quanto para o bem-estar pessoal. Quanto mais cedo melhor, mas mesmo que você faça apenas uma pequena mudança aos 40, 50 ou 60 anos, ainda é benéfico”, completou.