Um fotógrafo amador encontrou um raro gafanhoto rosa choque no jardim de casa, no vilarejo de Llandegfan, no País de Gales. A surpresa aconteceu enquanto podava suas dálias. Os gafanhotos-do-campo são comuns no Reino Unido, mas normalmente aparecem nas cores verde ou marrom. A cor rosa é rara, pois acontece por causa de uma mutação genética.
Gary Phillips, 65 anos, viu o gafanhoto pular pelo quintal e imaginou que pela cor, o animal seria raro. “Eu tive que focar com atenção naquilo que eu tinha visto, e eu percebi que era um gafanhoto rosa, que eu imaginei que fosse muito raro”, disse em entrevista à BBC.
O inseto é considerado raro porque sua cor faz com que ele seja facilmente identificado pelos predadores. Eles não conseguem se camuflar na mata e, por isso, sobrevivem menos tempo. A cor rosa é causada por uma alteração em um gene recessivo e é transmitido de geração em geração.
O fenômeno, conhecido como eritrismo, faz com que o gafanhoto produza muito pigmento vermelho e pouco preto. Paul Hetherington, da Buglife, organização dedicada à conservação, afirma que é difícil ver um gafanhoto rosa sem procurá-lo ativamente. "É incrível ver a beleza dessas criaturas. Eles são simplesmente maravilhosos”, disse.