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Piloto e dono do submarino Titan ignorou alertas de falta de segurança: ‘cansado desse argumento’

Stockton Rush disse que acusações de que a OceanGate mataria alguém não tinham base; especialista alertou: “você está repetindo a afirmação de que é inafundável”

Trocas de e-mail entre o CEO da OceanGate e piloto do submarino Titan e um especialista em exploração em alto mar mostram que Stockton Rush estava ciente dos riscos da expedição e decidiu ignorar os alertas de falta de segurança.

Mensagens obtidas pela emissora BBC mostram que, em março de 2018, o especialista Rob McCallum avisou Stockton que ele estava querendo usar uma “tecnologia de protótipo em um local muito hostil” e que isso colocaria toda a indústria em risco.

Quatro dias depois, o CEO da OceanGate respondeu, dizendo que sua tecnologia “vai de encontro a ortodoxia dos submersíveis”. Stockton também disse que estava cansado de quem usava o argumento de segurança para impedir a inovação e a entrada de novas empresas no mercado. “Desde quando eu comecei a OceanGate, eu escuto o choro sem provas de que eu vou matar alguém. Eu levo isso como um insulto pessoal”.

No dia seguinte, McCallum respondeu o CEO da OceanGate, dizendo que ele estava colocando os clientes em um papel perigoso e fez uma afirmação que acabou sendo catastrófica: “Ironicamente, em sua corrida ao Titanic, você está repetindo aquela famosa afirmação de que é “inafundável”.

Negligência

Segundo a BBC, quase 40 especialistas do setor enviaram uma carta para Stockton em 2018, alertando que a OceanGate poderia gerar problemas catastróficos. Eles afirmavam, por exemplo, que a fibra de carbono não é um material aceitável para essa atividade.

Em um texto publicado no site da OceanGate em 2019, a empresa diz que o Titan foi projetado de uma forma que não é aceita, mas que isso não significava que a empresa não atendia os padrões do setor.

Destroços são encontrados

A empresa OceanGate, responsável pelo submarino que fazia uma expedição aos destroços do Titanic, confirmou que todos os passageiros do veículo aquático morreram. A principal teoria é que o submersível tenha implodido.

Em uma nota oficial, a empresa escreveu que acredita que o “CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos”. Na nota, a OceanGate ainda lamenta o ocorrido e agradece a ajuda das organizações internacionais nas buscas pelo submersível.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
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