Ouvindo...

Diretor de Titanic, James Cameron comenta tragédia de submarino e aponta semelhanças com naufrágio centenário

Cameron, que fez 33 expedições aos destroços do Titanic em 1997, disse que a negligência foi a causa de ambos acidentes

James Cameron, diretor do filme Titanic, disse que engenheiros já estavam preocupados com expedição do submarino Titan

O diretor do filme Titanic, James Cameron, comentou sobre a tragédia do submarino Titan, que implodiu enquanto fazia uma expedição ao naufrágio centenário. O cineastra, que fez 33 expedições aos destroços do Titanic durante a produção do filme em 1997, apontou semelhanças entre o caso do navio que afundou em 1912 e o submarino.

“Fico impressionado com a semelhança do desastre do Titanic, em que o capitão foi repetidamente avisado sobre a presença de gelo à frente do navio e, mesmo assim, ele entrou a toda velocidade em um campo de gelo em uma noite sem lua, o que resultou na morte de muitas pessoas. Para nós, uma tragédia muito semelhante, em que os avisos não foram ouvidos e que ocorreu exatamente no mesmo local, com todo o mergulho que está acontecendo em todo o mundo, acho que é simplesmente surpreendente. É realmente muito surreal”.

Cameron contou, ainda, que era amigo de Paul-Henri Nargeolet, oceanógrafo especialista na história do Titanic, que pilotava o submarino e morreu junto com os outros quatro tripulantes.

"É impossível para mim processar. Muitas pessoas da comunidade estavam muito preocupadas com esse submarino. Vários dos principais atores da comunidade de engenharia de submersão profunda chegaram a escrever cartas para a empresa, dizendo que o que eles estavam fazendo era experimental demais para transportar passageiros e que precisava ser certificado e assim por diante”.

Destroços do submarino Titan, da OceanGate, foram encontrados na tarde desta quinta-feira (22) após cinco dias de buscas. As partes descobertas corroboram com a teoria de que o submarino implodiu a cerca de 3 mil metros de profundidade no Oceano Atlántico.

Leia mais: