Ouvindo...

Submarino do Titanic: veja quem são os cinco mortos na tragédia

Tripulantes eram de diferentes nacionalidades; amigos e familiares prestam homenagens

Submarino

Os cinco tripulantes do submarino que faziam uma expedição aos destroços do Titanic morreram durante a viagem, segundo confirmou a empresa OceanGate.

O comunicado da empresa afirma que o “CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, se perderam para sempre”. A Guarda Costeira Norte-Americana também confirmou as mortes.

Relembre a história dos cinco tripulantes:

Stockton Rush

Presidente-fundador da OceanGate Expeditions, empresa que organizou a missão aos destroços do Titanic. Reportagem da BBC cita uma entrevista dada por ele à rede de tv americana CBS no fim de 2022. Rush dizia que “queria ser uma espécie de Capitão Kirk (...) encontrar novos modos de vida (...) Não queria ser o passageiro no banco de trás”.

Piloto da embarcação, ele tinha 61 anos e era norte-americano. Na mesma entrevista, foi citado que ele era descendente de dois signatários da Declaração de Independência dos Estados Unidos.

Ele relatou que queria ser astronauta, mas que a visão dele não era boa o suficiente. “Então, eu tive uma epifania. Não era sobre ir para o espaço. Era explorar (…) E percebi que o oceano é o universo. É aí que está a vida.”

Wendy Rush, esposa dele, é descendente de dois passageiros do Titanic, que morreram no naufrágio.

Shahzada Dawood e Suleman Dawood

O empresário paquistanês Shahzada Dawood, 48, vice-presidente do conglomerado Engro, estava com o filho Suleman Dawood, 19, nessa expedição. De acordo com reportagem do portal g1, a família emitiu um comunicado no início das buscas, confirmando a presença deles no submarino e pedindo orações.

Dawood vivia na Grã-Bretanha com esposa e dois filhos. Ainda de acordo com o g1, a Engro Corporation tem investimentos em fertilizantes, fabricação de veículos, energia e tecnologias digitais.

Amigos dos dois disseram ao jornal The New York Times que ambos eram fãs de ficção científica, ciência e viagens.

Após a divulgação do encontro dos destroços, a família publicou um novo comunicado nas redes sociais:

Nele, expressam “profunda tristeza” pelas mortes e pedem que as pessoas “continuem a manter as almas que partiram e nossa família em suas orações”. Eles também agradeceram a todos os envolvidos nas operações de resgate.

Hamish Harding

O bilionário britânico era detentor de três recordes mundiais do Guinness, incluindo a maior duração em profundidade do oceano por um navio tripulado quando, em março de 2021, ele e o explorador oceânico Victor Vescovo mergulharam na profundidade mais baixa da Fossa das Marianas. Em junho de 2022, ele foi para o espaço no foguete New Shepard da Blue Origin.

Paul-Henry Nargeolet

Oceanógrafo francês, especialista na história do Titanic. Era também ex-comandante da marinha francesa e mergulhador.

Michael Findlay, amigo do oceanógrafo e antigo presidente da “Sociedade Internacional do Titanic” disse em entrevista ao jornal “The Washington Post” que Nargeolet aproveitava todas as oportunidades para falar do Titanic, fosse em momento formal ou em churrasco no jardim.

“Ele estava sempre nos iluminando com novas descobertas que encontrou no fundo [do oceano] [...] ele conhecia o navio a fundo, melhor do que ninguém”, disse Findlay.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.