Ouvindo...

Brasileira presa com drogas na Indonésia não será executada: ‘milagre’

Defesa de Manuela Vitória, presa em janeiro, com 4 kg de cocaína em Bali comemorou sentença dada a ela nesta semana

Brasileira foi detida em janeiro na Indonésia

A brasileira Manuela Vitória de Araújo Farias escapou de ser condenada a morte pela Justiça da Indonésia após ser presa, em janeiro deste ano, carregando 4 quilos de cocaína no aeroporto de Bali.

Conhecida por sentenciar à morte quem colabora com o tráfico de drogas, a Justiça da Indonésia deu pena de 11 anos de prisão mais o pagamento de 1 bilhão de rúpias indonésias, o equivalente a cerca de R$ 300 mil.

A notícia foi comunicada pela defesa da brasileira, que comemorou o resultado e classificou a sentença como “milagre”, visto o histórico de condenações como prisão perpétua e morte para casos semelhantes.

“Onze anos de prisão, que acredito que pode ser cumprido de 6 a 7. A defesa se sente feliz. O termo usado por mim e pelos outros defensores é milagre”, declarou o advogado da brasileira, Davi Lira da Silva.

A versão da brasileira

De acordo com a defesa, Manuela foi utilizada como ‘mula’ para levar a droga à Indonésia por uma organização criminosa de Santa Catarina, que prometeu a ela férias e aulas de surfe na famosa ilha do Pacífico.

Histórico de brasileiros executados

Dois brasileiros já foram condenados a morte e executados pela Justiça da Indonésia. Em 2015, ficou famoso o caso de Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42, executado em maio por um pelotão de fuzilamento após passar 11 anos em uma prisão na Indonésia.

Ele foi o segundo brasileiro executado no país naquele ano - em janeiro, Marco Archer Cardoso Moreira, 53, foi fuzilado. Ele também cumpria pena por tráfico de drogas.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.