Reguladores americanos fecharam neste domingo (12), o Signature Bank, diante do que consideram “risco sistêmico”, dois dias após medida semelhante no
Em outra nota, Federal Reserve (Fed), Departamento do Tesouro dos EUA e Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) asseguraram que todos os depósitos no Signature Bank serão devolvidos aos clientes, assim como os do SVB.
Os órgãos, no entanto, informam que acionistas e detentores de algumas dívidas não garantidas não serão protegidos, enquanto a alta cúpula da empresa foi retirada do cargo. “Quaisquer perdas para o Fundo de Seguro de Depósito para apoiar os depositantes não segurados serão recuperadas por uma avaliação especial dos bancos, conforme exigido por lei”, disseram.
Silicon Valley Bank é fechado
O Silicon Valley Bank (SVB) foi fechado por reguladores dos Estados Unidos na sexta (10) e se tornou o maior banco norte-americano a quebrar desde a crise financeira de 2008. O movimento começou na última quarta-feira (8), quando o banco anunciou um plano de capital para cobrir perda de quase 2 bilhões de dólares com a venda de títulos.
O movimento assustou startups, suas principais clientes e que incluía novatas brasileiras, e desencadeou uma corrida de saques junto à instituição. O banco se notabilizou pelo foco em startups do Vale do Silício, que enfrentam dificuldades relativas ao encarecimento do crédito, diante do avanço dos juros nos Estados Unidos.