Ouvindo...

Signature Bank: EUA fecham segundo banco em 2 dias devido a ‘risco sistêmico’

Medida ocorre 48 horas depois de caso semelhante ao do Silicon Valley Bank (SVB)

Signature Bank foi fechado após ação semelhante ao Silicon Valley Bank

Reguladores americanos fecharam neste domingo (12), o Signature Bank, diante do que consideram “risco sistêmico”, dois dias após medida semelhante no Silicon Valley Bank (SVB). Em comunicado, o Departamento de Serviços Financeiros dos Estados Unidos revelou ter assumido controle do banco, que dispõe de cerca de US$ 110,36 bilhões em ativos e US$ 88,59 bilhões em depósitos.

Em outra nota, Federal Reserve (Fed), Departamento do Tesouro dos EUA e Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) asseguraram que todos os depósitos no Signature Bank serão devolvidos aos clientes, assim como os do SVB.

Os órgãos, no entanto, informam que acionistas e detentores de algumas dívidas não garantidas não serão protegidos, enquanto a alta cúpula da empresa foi retirada do cargo. “Quaisquer perdas para o Fundo de Seguro de Depósito para apoiar os depositantes não segurados serão recuperadas por uma avaliação especial dos bancos, conforme exigido por lei”, disseram.

Silicon Valley Bank é fechado

O Silicon Valley Bank (SVB) foi fechado por reguladores dos Estados Unidos na sexta (10) e se tornou o maior banco norte-americano a quebrar desde a crise financeira de 2008. O movimento começou na última quarta-feira (8), quando o banco anunciou um plano de capital para cobrir perda de quase 2 bilhões de dólares com a venda de títulos.

O movimento assustou startups, suas principais clientes e que incluía novatas brasileiras, e desencadeou uma corrida de saques junto à instituição. O banco se notabilizou pelo foco em startups do Vale do Silício, que enfrentam dificuldades relativas ao encarecimento do crédito, diante do avanço dos juros nos Estados Unidos.

Acompanhe as últimas notícias produzidas pelo Estadão Conteúdo, publicadas na Itatiaia.