Ouvindo...

Godzilla: australianos encontram sapo gigante no meio de floresta tropical

Animal encontrado tem quase 3 quilos e aparência que levou ao apelido inevitável

Sapo gigante encontrado na Austrália

Na floresta tropical selvagem do norte da Austrália, os guardas florestais se depararam com um predador tão grande que sentiram que não tinham outra escolha a não ser apelidá-lo de “Godzilla”. Essa criatura trata-se de um sapo gigante!

Este animal foi descoberto em 12 de janeiro por guardas-florestais que realizavam trabalhos de rastreamento no Parque Nacional de Conway, no estado de Queensland, na Austrália.

Uma cobra deslizando pela pista ao lado do circuito de Conway acidentalmente forçou a equipe a parar o veículo e, em seguida, encontrar esse sapo gigante.

“Abaixei-me e agarrei o sapo e não pude acreditar como era grande e pesado”, disse ela em um comunicado do Departamento de Meio Ambiente e Ciência de Queensland.

“Acreditamos que é uma fêmea devido ao tamanho, e as fêmeas crescem mais que os machos”, acrescentou Gray. Embora não tão grande, geralmente.

Recorde mundial

De acordo com o Guinness World Records, o recorde atual do maior sapo do mundo é de 2,65 kg, medindo 38 centímetros do focinho ao rabo. O recorde foi estabelecido em março de 1991 por um sapo encontrado na Suécia.

O “Godzilla” encontrado na Austrália pega 2,7 quilos. “O que pode ser um novo recorde mundial”, diz Gray sobre a descoberta.

A equipe inicialmente considerou chamar o grande anfíbio de Connie em homenagem ao Parque Nacional de Conway, disse ela em entrevista à emissora estatal ABC nesta sexta-feira, mas acabou decidindo batizá-lo com o nome do monstro fictício.

“Nós o apelidamos de Godzilla e rapidamente o colocamos em um recipiente para que pudéssemos removê-lo da natureza”, disse Gray no comunicado.

Não muito diferente de seu homônimo, Godzilla era visto como uma grave ameaça aos seus arredores.

“Um sapo desse tamanho come qualquer coisa que caiba em sua boca, e isso inclui insetos, répteis e pequenos mamíferos”, disse Gray.

Enquanto pombos e ratos são considerados pragas teimosas em muitos países, os sapos carregam a coroa como uma das pragas mais invasivas da Austrália.

Com isso em mente, o sapo gigante foi sacrificado, de acordo com um comunicado do Departamento de Meio Ambiente e Ciência, devido ao risco de danos ambientais.

A história deste sapo

A espécie foi introduzida no estado de Queensland em 1935 para controlar o besouro da cana, uma praga das plantações de cana-de-açúcar.

O anfíbio – geralmente marrom e incrustado de grandes verrugas – pode crescer até 26 centímetros e pesar até 2,5 quilos, embora o departamento diga que sapos desse tamanho são raros.

Sapos como este são considerados uma ameaça à biodiversidade. Eles podem colonizar habitats rapidamente, devido ao fato de que os sapos fêmeas podem produzir até 30.000 ovos em uma temporada.

Eles também podem ser “fatalmente venenosos para a vida selvagem”, de acordo com o comunicado.

O sapo tem sido associado ao declínio e extinção de vários de seus predadores.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.