Ouvindo...

NASA revela descoberta de planeta que pode ser habitável

Batizado de TOI 700, o corpo celeste tem tamanho semelhante ao da Terra e condições ideais para a existência de água

Um novo planeta que pode ser habitável foi descoberto pelo satélite TESS

Durante a 241ª reunião da Associação Astronômica Americana, em Seattle, que acontece entre os dias 8 e 12 de janeiro, cientistas da NASA apresentaram a descoberta de TOI 700, planeta que está em uma zona “teoricamente habitável”. Ou seja, seu sistema planetário permite a existência de água líquida em sua superfície, o que viabilizaria a vida. O único problema é que ele está a 100 anos-luz da Terra, na constelação de Dorado, o que dificulta um pouco o avanço das pesquisas.

O corpo celeste é um dos poucos planetas do tamanho da Terra descobertos na zona habitável de uma estrela até agora. O sistema onde ele se encontra possui outros três planetas (TOI 700 b, c, d). Dos quatro, apenas dois têm condições para ser habitável.

Outras características de TOI 700 são:

  • 95% do tamanho da Terra;

  • Provavelmente é rochoso;

  • Completa uma órbita a cada 28 dias.

“Este é um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos, disse Emily Gilbert, membro do laboratório Jet Propulsion da Nasa.


A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.