Joseph Aloisius Ratzinger, o Papa Bento XVI, faleceu na madrugada deste sábado (31) aos 95 anos e seu velório será realizado na próxima segunda-feira (2), na Basílica de São Pedro do Vaticano. Foi divulgado um comunicado à imprensa com informações sobre o evento.
“O corpo do Papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira, 2 de janeiro. O funeral será na quinta-feira, 5 de janeiro, às 9h30 locais na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.”, diz o comunicado.
Desde sua renúncia do cargo de Papa em 2013, Bento XVI residia no Mater Ecclesiae do Vaticano. Assumiu como emérito da diocese de Roma.
“De acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, o papa Francisco presidirá o funeral de seu antecessor Bento XVI.
Pela primeira vez na história milenar da Igreja Católica, um papa reinante, o argentino Francisco, enterrará outro papa, Bento XVI, que renunciou ao pontificado em 2013. Seu corpo estará exposto a partir de segunda-feira, dia 2, na Basílica de São Pedro para receber o último adeus dos fiéis.”
Informação da AFP