Ouvindo...

Milhares de australianos tiram a roupa e ficam nus em praia para foto artística

Fotógrafo americano reuniu 2.500 pessoas na famosa praia de Biondi, na Austrália, para a construção de uma ‘instalação viva’

Dois mil e 500 voluntários representam as vítimas anuais do câncer de pele na Austrália

Se a ideia era chamar a atenção, deu certo! Cerca de 2.500 pessoas concordaram em tirar a roupa neste sábado (26) para uma a construção de uma “instalação viva”, uma espécie de intervenção artística na famosa praia de Bondi, point de surfistas, em Sydney, na Austrália. A ideia foi do fotógrafo americano Spencer Tunick, que vive na região, com o objetivo de lembrar a importância de se proteger do sol e fazer exames preventivos de câncer de pele. A doença mata cerca de dois mil australianos, por ano.

O número de voluntários arrebanhados para participarem do evento, batizado de “Fique nu para o Câncer de Pele”, foi uma alusão às vítimas do câncer de pele. Assim que o dia amanheceu, com a intenção de aproveitar a bonita luz das primeiras horas, os participantes já lotavam a praia. Tunick deu instruções a respeito do posicionamento de cada um e dos movimentos que deveriam ser feitos, usando um megafone de cima de uma plataforma elevada.

“Passei metade da minha vida ao sol e alguns melanomas malignos foram removidos das minhas costas”, disse à AFP Bruce Fasher, um participante de 77 anos. “Achei que era uma boa causa e adoro tirar a roupa na praia de Bondi”, acrescentou.

Tunick é conhecido por suas fotos artísticas de multidões nuas em pontos turísticos em todo o mundo, incluindo a Ópera de Sydney em 2010. “Vamos nos reunir com, nada além da nossa pele, assistindo aos primeiros raios de luz e rastejar sobre o horizonte na praia de Biondi, de pé, com respeitosa força, honrando todos aqueles que foram mortos ou perderam a batalha para o nosso cancro nacional”, disse ele, em sua página no Instagram. "É justo que eu use minha plataforma para instar as pessoas a fazerem exames regulares para prevenir o câncer de pele”, acrescentou. O vídeo com a instalação viva já teve mais de 300 mil visualizações.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.