Ouvindo...

China suspende ações de cooperação com EUA, que classificam medida como ‘irresponsável’

Crise diplomática entre os países teve início após visita da presidente da Câmara dos EUA a Taiwan nesta semana

Nancy Pelosi se encontrou com autoridades em Taiwan, o que irritou o governo chinês

A visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi à ilha de Taiwan nos últimos dias continua refletindo em uma escalada na crise diplomática entre os dois países. Nesta sexta-feira (5), o governo de Pequim anunciou a suspensão nas ações de cooperação com Washington, incluindo áreas como clima e defesa.

As ações de retaliação se acentuaram desde a terça-feira, quando a parlamentar do partido democrata passou cerca de 20 horas no território, considerado pelos chineses como uma “província rebelde”. Desde ontem, o governo chinês ampliou uma série de manobras militares ao redor da ilha, incluindo operações dentro dos limites dos espaços marítimo e aéreo de Taiwan.

A suspensão dos acordos de cooperação entre China e Estados Unidos afeta negociações envolvendo ações de combate às mudanças climáticas. Os dois países são os maiores poluidores do mundo e comprometeram, em 2021, a trabalhar em conjunto.

Vídeo: China dispara mísseis perto de Taiwan em protesto à visita de Pelosi

‘Ação irresponsável’

O governo norte-americano condenou a decisão de Pequim, chamando de “irresponsável” a suspensão da cooperação entre os dois países por parte do governo chinês. Em comunicado, a Casa Branca afirmou que a decisão “pune o mundo inteiro”

“Eles pensam que estão nos punindo fechando este canal” de comunicação, mas “na realidade estão punindo o mundo inteiro porque a crise climática não conhece limites geográficos ou fronteiras”, disse John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional. “Achamos que isso é basicamente irresponsável”, completou.

(Com informações da AFP)

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.