Ouvindo...

Airbus estabelece recorde de voo não tripulado mais longo da história

Sem precisar parar para abastecer, aeronave pode ser usada para socorro em desastres, fins militares e até imagens como um satélite

Equipamento construído pela empresa ficou 26 dias seguidos no ar

A empresa aeroespacial Airbus bateu o recorde de voo mais longo feito por uma aeronave não tripulada. Dados de rastreamento mostraram que o Airbus Zhepyr S, que é movido a energia solar, ficou 26 dias consecutivos no ar, superando a antiga marca, estabelecida em 2018.

Os dados de voo mostram que a aeronave saiu de um campo de testes no Arizona, Estado dos EUA, até Belize, na América Central, e depois voltou. O Airbus Zhepyr S tem baterias que o mantém no ar durante a noite, o que faz com que ele não precise parar para abastecer. Ele ainda fez o trajeto em grande altitude, o que é indicado para naves não tripuladas para evitar o tráfego aéreo e condições adversas no tempo.

A empresa responsável não divulgou detalhes sobre a ação. Entretanto, um porta-voz do Exército dos EUA contou à BBC que os voos têm como objetivo fazer diversos testes, como a capacidade de armazenamento de energia, longevidade da bateria e capacidade de manutenção de rota.

Especialistas apontaram que essa experiência ainda pode abrir portas para uso da aeronave em aplicações militares, socorro em desastres e até fornecimento de imagens como se fosse um satélite.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.