Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira, dia 23, em locais estratégicos ligados a uma suposta estrutura de governança criminosa no bairro Conferência Cristo Rei, em Montes Claros, no Norte de Minas. A ação foi realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais, em operação integrada com a Polícia Militar.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações, conduzidas pela Agência de Inteligência Policial do 11º Departamento, apontaram que os suspeitos buscavam impor regras próprias à comunidade, por meio de intimidação e do controle de atividades ilícitas. O objetivo da operação foi enfraquecer a atuação do grupo e restabelecer a autoridade do Estado na região.
Entre os alvos das buscas estava uma adega, apontada como ponto estratégico para a sustentação financeira das atividades criminosas. No local, os policiais apreenderam mais de nove mil reais em dinheiro, em cédulas de diferentes valores, quantia considerada compatível com movimentação ligada ao tráfico de drogas e à ocultação de recursos de origem ilícita.
As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e apurar a extensão da atuação criminosa no bairro, além de possíveis conexões com outros grupos. A operação contou com a participação de mais de 20 policiais civis e militares, com apoio da equipe da ROCCA - Ronda Ostensivascom Cães da Polícia Militar.