Idoso de 72 anos é preso suspeito de manter companheira em cárcere privado em Taiobeiras

A investigação prossegue a cargo da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulhe

Caso foi registrado pela Polícia Militar de Minas Gerais.

Um homem, de 72 anos, acusado de manter a companheira em cárcere privado em Taiobeiras foi preso nessa quinta-feira (5). A vítima, de 34 anos, relatou à Polícia Militar que era mantida trancada dentro da residência onde vivia com o idoso, no bairro Planalto, sob vigilância constante e sem acesso aos próprios documentos ou ao telefone.

De acordo com a Polícia Militar, a corporação foi acionada após a mulher conseguir utilizar um telefone no momento em que o companheiro saiu de casa. Na ligação, ela informou que estava trancada no interior do imóvel e que só conseguiu pedir ajuda porque o homem havia se ausentado, já que não tinha acesso nem mesmo ao próprio celular.

No local, os militares constataram que a vítima realmente se encontrava trancada na residência. Inicialmente, ela informou que o suspeito havia saído para um supermercado, motivo pelo qual a equipe aguardou o retorno dele. Ao chegar, o homem confirmou espontaneamente que mantinha a mulher trancada, alegando que a impedia de sair por acreditar que ela seria usuária de drogas.

Em novo relato à polícia, a vítima contou que, no dia dos fatos, o casal discutiu após o homem acusá-la de ter furtado uma quantia em dinheiro, acusação que ela nega. Segundo a mulher, após a discussão, o companheiro a trancou dentro da casa e saiu para a rua. Ela afirmou ainda que vive há cerca de dois anos sob constantes conflitos, período em que diz ter sido impedida de sair livremente da residência, permanecendo sob controle do autor.

A vítima informou também que não tinha acesso aos seus documentos pessoais, que ficavam sob posse do companheiro, o que a impedia de deixar o local por conta própria. Diante da situação, os policiais determinaram que o homem entregasse os documentos, que estariam trancados em um dos quartos da casa, mas ele se recusou a cumprir a ordem legal, demonstrando resistência.

Considerando a restrição da liberdade da vítima, a retenção de documentos, a confissão do suspeito e a resistência às ordens policiais, foi dada voz de prisão em flagrante. O homem resistiu à prisão, sendo necessária a utilização de técnicas de contenção e o uso de algemas, conforme os princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade.

Após a prisão, o suspeito e a vítima foram encaminhados ao Hospital Santo Antônio para avaliação médica. Em seguida, ambos foram levados à unidade policial para o registro da ocorrência e, posteriormente, encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as providências legais cabíveis.

A Polícia Civil informou que representou pela conversão da prisão em flagrante em preventiva e que medidas protetivas foram solicitadas pela vítima. A investigação prossegue a cargo da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) em Taiobeiras. O homem foi encaminhado ao Presídio e ficará à disposição da Justiça.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.

Ouvindo...