Começa nesta quarta-feria (2) a 51ª edição da Expomontes, uma das maiores feiras agropecuárias de Minas Gerais, que acontece até 13 de julho no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros. A abertura oficial será nesta noite, com shows de Natanzinho Lima e Belo a partir das 22h.
O presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Flávio Gonçalves Oliveira, destacou a importância e as novidades do evento este ano. “A Expomontes é um evento muito tradicional. São 68 anos de experiência aqui na nossa região, com quase 20 anos no entorno, e esse evento se caracteriza, primeiramente, por abrir oportunidades de negócios para os produtores rurais”.
Segundo ele, a feira movimenta cerca de nove mil animais em leilões, além de atrair grandes empresas do agronegócio, bancos e instituições financeiras com ofertas de crédito e condições especiais. “Nós temos também estandes de empresas do agronegócio, que vão dar a condição para os produtores rurais fazerem seus negócios aqui dentro”.
Flávio ressaltou as melhorias na estrutura e no atendimento ao público. “Esse ano, a praça de alimentação vai aumentar pelo menos quatro vezes de tamanho, dando mais conforto e permitindo maior comercialização desses produtos, que são modificados e valorizados aqui durante as convenções”.
Outra novidade é a ampliação da agricultura familiar na feira. “Até o ano passado eram 40 estandes, esse ano a gente vai ter 60 estandes, fortalecendo os agricultores familiares e artesãos”, afirmou.
O presidente da Sociedade Rural destacou ainda a criação de um dia especial para o produtor rural, em 8 de julho. “Nesse dia, teremos os portões abertos, exigindo basicamente a doação de um quilo de alimento, que será destinado a entidades de caridade. Vamos ter um show regional e eventos de palestras”.
Com expectativa de 350 mil visitantes e R$ 400 milhões em negócios, a Expomontes 2025 contará com programação variada, incluindo shows nacionais, palestras técnicas, feira da agricultura familiar, minifazenda, exposições, leilões e a Caravana do Agroexportador. “A gente espera exatamente que o evento desse ano seja melhor que os outros anos e que, com as mais de quarenta palestras, permita capacitação para o nosso produtor rural”, concluiu.