Chuva intensa provoca queda de árvores e falta de energia em Montes Claros

Tempestade também causou transtornos em outros municípios do Norte de Minas

Diversas árvores atingiram residências e bloquearam avenidas de Montes Claros

O forte temporal que atingiu Montes Claros na noite desse sábado (27) provocou queda de árvores, danos à rede elétrica e interrupções no fornecimento de energia, assustando moradores de diversas regiões da cidade. A chuva intensa, acompanhada de rajadas de vento superiores a 60 km/h e intensa atividade elétrica, ocorreu entre o fim da tarde e o início da noite, após um dia marcado por altas temperaturas devido à onda de calor que atinge a região.

No Residencial Vitória II, a queda de um galho sobre a rede elétrica gerou momentos de tensão. A moradora Maria Ilda de Oliveira relatou: “Ficamos sem energia, além do medo e do susto. Acionamos o Corpo de Bombeiros e a Cemig, que nos orientaram a manter distância da árvore e dos cabos elétricos até a chegada das equipes.”

Apesar da intensidade da tempestade, não houve registro de alagamentos ou inundações no município. Os principais transtornos foram causados pelos ventos, que derrubaram árvores, obstruíram vias públicas e provocaram danos parciais à rede elétrica. Entre os bairros afetados estão Ibituruna, Cidade Industrial, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Alice Maia, Edgar Pereira, JK, Alcides Rabelo, Santa Cecília, Planalto, Facela, parte do Jardim Olímpico e o Residencial Vitória, além de ocorrências na rodovia LMG-657 (Estrada da Produção) e no povoado de Mucambo Firme.

Chamados durante às chuvas

Durante o plantão operacional, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu 25 ocorrências, principalmente relacionadas à queda de árvores em vias públicas, residências e sobre a rede elétrica.Na LMG-657, quatro árvores de grande porte caíram e interditaram parcialmente a pista. No povoado de Mucambo Firme, a queda de árvores atingiu a rede da Cemig, provocando a queda de um poste e o rompimento de fiação de alta tensão.

Bombeiros foram acionados para desobstruir diversos pontos da cidade onde árvores cairam

Em áreas urbanas, foi necessário isolar parcialmente vias e desviar o tráfego, como na rua Pedro Álvares Cabral, no bairro Ibituruna, na avenida Mestra Fininha, no Jardim São Luís, e em uma das faixas da avenida Geraldo Athayde, no Alto São João. Alguns semáforos operaram temporariamente em modo intermitente, causando impacto momentâneo no trânsito.

Outra moradora do Residencial Vitória II, Thais Lopes, também relatou a força da chuva: “Aqui foi um verdadeiro temporal. A água na rua virou um rio. Próximo à linha férrea, no bairro vizinho Cidade Industrial, ficou intransitável para quem vem no sentido do bairro. Em algumas ruas, a água chegou ao joelho. É preciso se proteger e evitar esses pontos.”

Ação integrada

A Defesa Civil Municipal atuou de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, MCTrans e demais órgãos, realizando vistorias, isolamento de áreas de risco, orientações aos moradores e registros técnicos. Não houve confirmação de queda de granizo pelas equipes locais.

A Cemig informou à Itatiaia nesta segunda feira (29) , que a tempestade causou danos severos à rede elétrica em Montes Claros e em outras cidades do Norte de Minas, com queda de postes, rompimento de cabos e equipamentos danificados. Cerca de 32 mil clientes ficaram sem energia, principalmente em Montes Claros.

Ainda na noite de sábado (27), mais de 85% dos consumidores tiveram o fornecimento restabelecido. Os trabalhos seguiram de forma ininterrupta e, no domingo (28), a energia foi normalizada para praticamente todos os clientes, restando apenas atendimentos pontuais.

Apesar dos danos materiais e transtornos, não houve registro de feridos, desabrigados, desalojados ou óbitos. Cerca de 30 mil pessoas foram afetadas de forma indireta, principalmente por interrupções no fornecimento de energia e impactos no trânsito.

Formada em Jornalismo pela Funorte, Janaina Sacerdote é repórter multimídia da Rádio Itatiaia em Montes Claros. Antes, passou por Fundação Fé e Alegria Montes Claros e Rádio Educadora /Pop 95Fm.

Ouvindo...