Cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva em ação emergencial em Montes Claros

A medida foi adotada após a confirmação de dois morcegos infectados pelo vírus da raiva nos bairros Augusta Mota e Lourdes

Filhotes devem receber a primeira dose da vacina aos 90 dias de vida, com reforço após 30 dias.

Cães e gatos dos bairros Augusta Mota e Lourdes, em Montes Claros, deverão ser vacinados contra a raiva em uma ação emergencial promovida pela Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa é voltada a animais a partir de três meses de idade que ainda não receberam a vacina.

A medida foi adotada após a confirmação de dois morcegos infectados pelo vírus da raiva, sendo um localizado no Bairro Augusta Mota e outro no Bairro de Lourdes, o que acendeu o alerta das autoridades de saúde para a prevenção da doença.

A vacinação teve início nessa segunda-feira (15) e segue até sexta-feira (19), das 8h às 16h, em três pontos estratégicos: na Escola Municipal Professora Sônia Quadros, no Augusta Mota; na Unidade de Saúde do Major Prates; e na Unidade de Saúde do Bairro de Lourdes.

O CCZ orienta que filhotes de cães e gatos devem receber a primeira dose da vacina aos 90 dias de vida, com reforço após 30 dias, e reforça a importância da imunização como principal forma de prevenção da raiva, uma doença grave e potencialmente fatal que pode ser transmitida aos seres humanos.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.

Ouvindo...