Nos últimos anos, Montes Claros se tornou o maior polo farmacêutico da América Latina e, com a chegada de grandes indústrias, a expectativa é que novos postos de trabalho sejam gerados. Durante o Festival Cidade Viva, que aconteceu nesta quinta-feira (1), no Parque Municipal Milton Prates, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (União), concedeu entrevista exclusiva à Itatiaia sobre o assunto.
Relembrando que a cidade está localizada em um ponto importante e estratégico para o escoamento de mercadorias e insumos produzidos por indústrias da região, o prefeito revelou que investimentos para a melhoria do transporte de carga serão feitos. “Montes Claros é o maior entroncamento rodoviário do país, mas também temos o aeroporto que agora está triplicado e a linha férrea que vai ser modernizada.”, contou.
No início de abril deste ano, a farmacêutica Novo Nordisk anunciou um investimento bilionário para Montes Claros. A empresa é uma importante fornecedora de insulina para o Sistema único de Saúde (SUS) e, neste momento, gera 2,65 mil empregos diretos e indiretos na cidade.
A expectativa de Guilherme Guimarães é que nos próximos 5 anos sejam investidos 12 bilhões em Montes Claros para atrair mais empresas não só da indústria farmacêutica, mas de diversos ramos. “O que nós queremos fazer, de fato, é uma cidade inteligente e inclusiva. E para isso, precisamos investir em infraestrutura, educação e valorização de moradores de áreas rurais para que não só a indústria farmacêutica, mas a indústria do biocombustível, da produção de mudas, venha para cidade.” finalizou.