‘Vou fazer valer a pena’, diz boxeadora mineira convocada para Time Brasil

Ana Lívia Vicente falou sobre emoção da convocação e desejo de se aperfeiçoar para representar o país.

Ana Lívia Vicente, boxeadora de Juiz de Fora convocada para o Time Brasil

Nove anos depois, Minas Gerais volta a ter uma atleta no Time Brasil, com a convocação da pugilista juiz-forana Ana Lívia Vicente. Sob as bênçãos de Sergipe, treinador e pai de Bia Ferreira e a atenção da Federação Mineira, o novo capítulo começa a ser escrito em 2026.

À Itatiaia, Ana Lívia comemorou o salto na carreira e promete agarrar a chance recebida de fazer parte da Seleção Brasileira de Boxe. “Vai ser uma nova fase de muito treino, de muita intensidade. É o que eu quero e eu vou fazer valer a pena. Eu quero poder representar bem o meu país”.

Agora, a juiz-forana terá contato com atletas olímpicas. Ela acredita que será um período de se aperfeiçoar “Qualquer atleta de boxe tem esse sonho de estar na seleção, de estar ao lado de atletas olímpicas. Eu sei que eu vou aprender muita coisa, ganhar muita experiência e melhorar o meu boxe”.

Ouça a matéria.

Uma jovem talentosa, garante Sergipe

Aos 19 anos, disputando na categoria de até 54kg, Ana Lívia Vicente é vista como um talento desde o início da caminhada, como conta um dos primeiros treinadores dela, o ex pugilista campeão brasileiro, Sergipe, pai de Beatriz Ferreira.

“Aninha conversou comigo que queria treinar e queria seguir a carreira. Então eu abri as portas para ela. E eu expliquei ‘você tem de treinar todos os dias, se preparar fisicamente para conseguir se sair bem na parte técnica’”, disse à Itatiaia.

A falta de meninas praticando o esporte não foi uma barreira. Ana treinava com meninos e conseguiu bons resultados em competições “Quando começaram os jogos abertos, campeonatos em São Paulo, a gente inscreveu, ela se saiu bem e começou a ter visibilidade”, lembrou Sergipe.

Para o ex-boxeador, Aninha tem um grande potencial dentro e fora dos ringues para outras garotas interessadas na modalidade

“Ela tem tudo pra trazer muitos resultados, é nova, talentosa, tem uma boa envergadura pra categoria dela. Tem tudo pra se dar bem. É uma inspiração, para as pessoas verem que Aninha está lá e agora só depende dela. Para mostrar que outros atletas também podem, que outras meninas também podem”.

Ana Lívia junto a Carlos Bresciani e Sergipe durante evento em Juiz de Fora

Minas Gerais retorna à seleção

A convocação da Aninha representa também a volta, após 9 anos, de uma atleta mineira e que treina em no estado ao time Brasil.

"É um sinal de que se trabalhar, se dedicar e percorrer o caminho corretamente existe oportunidade de crescimento com o boxe. A gente passou um tempo sem federação em Minas Gerais”, celebrou o presidente da Federação Mineira de Boxe, Carlos Victor Bresciani.

Ele vê a convocação da pugilista como um fruto do trabalho do esporte no estado “A Aninha sendo mineira, treinando em Minas Gerais, saindo de dentro do Estado para ir a seleção é um sinal muito bom”.

Além disso, Carlos avalia que será uma oportunidade de crescimento esportivo e pessoal para Ana Lívia. “Poder integrar a seleção tão cedo na carreira é uma oportunidade única que a Aninha tem. Ela tem muito espaço para se desenvolver”.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Ouvindo...