Dias de muito calor exigem uma atenção especial para a saúde dos pets, que também podem sofrer com as altas temperaturas.
Em participação no quadro Itatiaia Entrevista, a veterinária do Canil Municipal, Mariana Venturini, destacou a importância de observar o ambiente onde o animal mora.
“O local deve ser arejado. Se possível, é importante deixar as janelas abertas, usar ventilador, além de oferecer locais com sombra e água fresca”, alerta.
Para tutores que ficam muito tempo fora de casa, uma alternativa é deixar mais de um reservatório de água pela casa para garantir que o animal possa se hidratar durante o dia. Colocar gelo na água e oferecer frutas congeladas também são boas opções.
Calor demais pode prejudicar a saúde
Mariana Venturini também destacou os sinais de alerta em relação à saúde dos animais em dias muito quentes.
“Ficar ofegante, com a respiração mais acelerada e boca aberta em dias de calor é um comportamento normal. No entanto, se no período da noite, quando tende a ficar mais fresco, o quadro permanecer, pode haver algo errado”, explica a veterinária, que pede mais atenção principalmente para os animais mais idosos.
Confira a íntegra da entrevista da veterinária Mariana Venturini para a jornalista Désia Souza.