No próximo sábado(19), será realizado o Seminário “Construindo Caminhos para o Desenvolvimento Atípico”, no Ritz Hotel, de 8h às 18h, em Juiz de Fora
Voltado para terapeutas, educadores, pais e cuidadores de pessoas inseridas no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros quadros, o objetivo é promover discussões acerca do tema, bem como os desafios da inclusão.
Entre os temas, estão o acesso ao tratamento e legislações no setor, diagnóstico precoce, inserção de autistas no mercado de trabalho, crises comportamentais, cenário da terapia ABA no Brasil e também os cuidados com os cuidadores.
“Nossa proposta é, além de profissionais, trazer temas para que pais e cuidadores também possam se beneficiar das discussões”, afirma Ana D’Arc Moreira Arcanjo, psicóloga e supervisora clínica da Clínica Desenvolvendo Passo a Passo.
As inscrições são pagas e devem ser realizadas por uma
Confira a entrevista na íntegra da psicóloga Ana D’Arc Moreira Arcanjo para a jornalista Désia Souza.
Confira a programação completa do seminário:
Desenvolvendo Passo a Passo 10 anos – Construindo Caminhos para o Desenvolvimento Atípico
- 8h – Abertura
- 8h15 – Apresentação 10 Anos Clínica Desenvolvendo Passo a Passo
- 8h30 – “Emprego Apoiado: Uma Nova Perspectiva para o Mundo do Trabalho” – Carolina Gouvêia, psicóloga; e Shirlei Ferreira Castor; psicopedagoga.
- 9h30 – “O Processo de Democratização do Acesso ao Tratamento para o Autismo no Brasil” – Letícia Mouro, advogada.
- 10h30 – Coffee break
- 11h – “ABA no Brasil: O que Aprendemos Tentando Garantir o Básico” – Lidianne Queiroz, analista do comportamento.
- 12h – Almoço
- 13h30 – “Crises Comportamentais no TEA: O que Fazer e Como Agir” – Ana D’Arc Moreira Arcanjo, psicóloga, instrutora PCM e supervisora clínica da Desenvolvendo Passo a Passo; Júlio César Almeida, instrutor PCM.
- 14h30 – “Na História de Alguém, Você é o Capítulo mais Importante” - Lidianne Queiroz, analista do comportamento.
- 16h30 – “Desafios do Diagnóstico Precoce e Comorbidades” – Marcela Brilhante de Castro, neuropediatra.
- 17h30 – Abertura para debate e encerramento.