O período de festas juninas já começou e, juntamente com as comemorações, vêm as comidas típicas, muito aguardadas nesta época. Quem não gosta de uma canjiquinha, vaca atolada, feijão amigo, entre outros caldos? Sem falar nos doces, como canjica, arroz-doce, pé de moleque, broas e bebidas quentes...
Que essas comidas são gostosas, não há dúvidas. Mas é preciso ter cuidado na ingestão desses alimentos para aproveitar melhor as festas. A nutricionista Bárbara Ribeiro Fonseca orienta sobre o consumo das comidas típicas.
“Essas receitas são típicas da região, fazem parte da culinária tradicional, então elas levam ingredientes frescos da época, ingredientes que remetem à nossa cultura, à convivência e aos costumes do interior. Se houve algum exagero no consumo desses alimentos e isso causou algum desconforto gástrico, é importante aumentar a hidratação, retomar o padrão alimentar habitual, evitar comportamentos compensatórios e consumir também alimentos de fácil digestão, que vão acalmar e fornecer os nutrientes adequados para o organismo, como frutas e vegetais.”
A Itatiaia foi às ruas para saber dos juiz-foranos quais são as comidas juninas favoritas que não podem faltar nas barraquinhas e nas comemorações.
Ouça na reportagem de Joubertt Telles.