O Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, inicia, em novembro, obras de adequação da unidade neonatal.
O objetivo é alinhar a estrutura e os fluxos assistenciais às diretrizes da Rede Alyne, programa do SUS que atualiza e amplia a antiga Rede Cegonha, com foco no cuidado integral para reduzir a mortalidade materna e de bebês. É o que explica Adelton Andrade, diretor do João Penido “nós do Hospital Regional João Penido estamos entrando nos próximos 5 a 20 num processo de readequação dos leitos das UTI neonatal. Então a linha materna infantil ela traz um cuidado de transição com mais aporte e robustez desde a chegada da mãe para ganhar o neném até o bebê em casa”.
Com investimento total de mais de R$ 1,7 milhão, a reestruturação prevê a reorganização dos leitos neonatais e a criação de novas áreas especializadas, de forma a ampliar a segurança, a humanização e a qualidade da assistência prestada aos bebês internados.
O hospital passará a contar com oito leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo), para bebês em recuperação clínica; e quatro leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa), voltados ao fortalecimento do vínculo entre mães e filhos - além dos leitos neonatais de terapia intensiva (UTIN).
Ouça a matéria:
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira