Um homem foi preso por manter 17 cachorros em condições inadequadas e pelo crime de maus-tratos a animais, em Pedra Dourada, na Zona da Mata. De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), 16 dos animais estariam sendo usados para a caça de animais silvestres.
A denúncia foi feita ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) e encaminhada à Promotoria de Justiça de Tombos, que solicitou apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda). Um médico-veterinário credenciado pelo Ministério Público de Minas Gerai . (MPMG), um fiscal do CRMV-MG e a Polícia Militar de Meio Ambiente realizaram a diligência no local.
Os animais estavam em um canil improvisado, com pouca oferta de comida e água. Quatro cães foram encontrados presos, sem alimentação ou acesso à água. Um deles não conseguia se deitar por causa do tamanho da corrente que o mantinha amarrado. Testemunhas afirmaram que os animais eram usados na caça de animais silvestres.
O responsável foi preso em flagrante. Como o município não tem canil, a esposa dele ficou como fiel depositária dos cães até que seja definido o destino dos animais.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Justiça recebe denúncia do MPMG contra grupo criminoso na Zona da Mata Face Oculta: dois são presos em Juiz de Fora pela PCMG Homem é preso com armas e munições dentro de ônibus em Juiz de Fora