Um homem de 30 anos foi preso nesta quinta-feira (3), em Andrelândia, no Sul de Minas Gerais, durante a operação Favo de Mel II.
De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) ele é apontado como um dos principais suspeitos de furto de colmeias na região, conhecida pela expressiva produção apícola. E as vítimas eram pequenos produtores.
“A subtração dessas colmeias compromete o sustento de muitas famílias que dependem da apicultura. Nosso trabalho permanece para que todos os envolvidos sejam responsabilizados”, destacou o delegado Lucas Terrão.
Após os procedimentos na Delegacia de Polícia Civil em Andrelândia, o investigado foi encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça. As investigações continuam.
Operação Favo de Mel
A ação policial é um desdobramento da primeira fase realizada no dia 27 de maio, que foi resultado de investigação após diversas denúncias de apicultores locais sobre o desaparecimento recorrente de colmeias nas propriedades.
Na primeira etapa, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, foram recuperadas 56 colmeias furtadas no município, encontradas em locais vinculados a dois suspeitos, que estariam atuando no furto e posterior extração do mel das estruturas subtraídas. À época, eles foram encaminhados à Delegacia para prestar esclarecimentos
Na sequência das investigações, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do investigado. O mandado foi expedido pelo Poder Judiciário e cumprido nesta quinta (3).
Segundo PCMG, 56 colmeias com marcações de outros apicultores foram recuperadas na operação ‘Favo de Mel’