Coruja ferida é resgatada após ficar presa em arame farpado em Carandaí

Animal apresentava sinais de debilidade e ferimentos e foi encaminhado para cuidados veterinários

Coruja-do-mato foi resgatada

Uma coruja ferida foi resgatada, em Carandaí, no Campo das Vertentes, nessa quarta-feira (10). Segundo relato de um morador a ave ficou presa em uma cerca de arame farpado.

O animal foi retirado da cerca pelos próprios moradores e mantido em local seguro até a chegada da Brigada Municipal. Conforme a equipe, a coruja estava com sinais de debilidade, ferimentos na asa e possível lesão ocular.

A ave foi encaminhada ao Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) , em Conselheiro Lafaiete. A coruja foi recebida pela equipe da veterinária Carla Sassi. No momento, a coruja não apresenta condições de retorno à natureza e permanece sob cuidados veterinários.

O animal resgatado é uma coruja-orelhuda, também conhecida como coruja-do-mato (Asio clamator), espécie silvestre que deve ser preservada e manejada com responsabilidade. É importante reforçar que a fauna silvestre é protegida por lei, sendo proibida qualquer forma de agressão ou maus-tratos.

Cuidados com animais silvestres

A Brigada Municipal ressalta a relevância da preservação da fauna, pois essas espécies tem papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas e contribuem para o controle populacional de pequenos animais e manutenção da saúde ambiental.

*Escrita por Michel Santos sob orientação de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Ouvindo...