Cemitério Municipal de Juiz de Fora terá programação especial para Dia de Finados
Com o tema 'Caminhos da Memória', haverá doações de mudas de flores para visitantes interessados em participar da iniciativa de plantio no Jardim da Memória, além da tradicional Missa de Finados.

O Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida terá uma programação especial para o Dia de Finados, nesta segunda-feira (2), em Juiz de Fora Com o tema "Caminhos da Memória", haverá doações de mudas de flores para visitantes interessados em participar da iniciativa de plantio no Jardim da Memória, além das tradicionais missas pelos falecidos.
As doações serão realizadas pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (EMPAV). A proposta é transformar a saudade em um gesto de vida, carinho e cuidado. Cada muda plantada simboliza uma homenagem àqueles que permanecem presentes nas lembranças e nos corações de suas famílias.
No Dia de Finados, os túmulos mais visitados são o da Santa Palmira, do Padre Wilson, o jazigo onde se encontram as cinzas do ex-presidente Itamar Franco, o Túmulo da “Bruxa”, além do Jazigo da família Halfeld e o Mausoléu da Família Pantaleone Arcuri. As sepulturas públicas situadas na parte alta também recebem grande volume de visitantes.

Programação do Cemitério Municipal
O Cemitério Municipal funcionará das 7h às 17h, com os quatro portões abertos para facilitar o acesso dos visitantes ao local, no Bairro Poço Rico. A Capela 5 será um ponto de apoio, oferecendo informações e auxílio na localização dos túmulos.
A administração está realizando serviços de capina, limpeza e manutenção das áreas públicas. A conservação dos jazigos particulares permanece sob responsabilidade das famílias.
Cerca de 14 comerciantes, selecionados por chamamento público, estarão autorizados a comercializar flores e velas nos espaços destinados à atividade.
Ao longo do dia, também serão celebradas quatro Missas:
- 8h: Missa de Finados presidida pelo Arcebispo Dom Marco Aurélio Gubiotti
- 10h: Missa
- 13h: Missa
- 15h: Missa
Com a proposta de receber todas as crenças, as igrejas Presbiteriana e Universal e as Testemunhas de Jeová também oferecerão acolhimento e apoio espiritual aos visitantes.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.



