Agentes de endemia vistoriam mais de 10 bairros nesta semana em Juiz de Fora

Equipes devem percorrer cinco regiões para eliminar focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Os agentes de combates às endemias devem percorrer 13 bairros em Juiz de Fora até sexta-feira (19). De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SsVS), da Secretaria de Saúde (SS), imóveis em cinco regiões devem ser atendidos na busca e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.

Todos os servidores estarão identificados e uniformizados. A Prefeitura de Juiz de Fora solicita os moradores para permitirem a entrada nas residências e liberem que os profissionais façam o trabalho de tratamento focal.

Cronograma de visitas da semana

  • Região Norte: Novo Triunfo, Barreira do Triunfo, Nova Era e Encosta do Sol.
  • Região Sudeste: Jardim Esperança;
  • Região Sul: Santa Efigênia, Santa Luzia, Alto dos Passos e Condomínio Village Salvaterra;
  • Cidade Alta (Região Oeste): Jardim Casablanca e Morada do Serro.
  • Região Nordeste: Manoel Honório e Paineiras.

Medidas preventivas e como denunciar possíveis criadouros

Acompanhado pelo responsável do imóvel, o Agente de Combate às Endemias vai orientar e avaliar as situações de risco, remanejando e/ou eliminando os recipientes que possam acumular água e/ou que não tenham utilidade.

O agente também tem a instrução de tratar com larvicida recipientes que não puderem ser eliminados tanto na parte externa e quanto na parte interna das residências.

A maioria dos focos é encontrada dentro dos imóveis. Por isso, os moradores são orientados a sempre verificar os ralos e a cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim; retirar os pratinhos das plantas; tampar os tambores com água de chuva; inspecionar os banheiros em desuso, as caixas d’água e o quintal; manter a água da piscina sempre tratada mesmo se não estiver sendo usada e descartar o lixo corretamente.

A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos através do sistema JF contra o Aedes; pelo WhatsApp (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br. Denúncias podem ser feitas, ainda, em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) no município.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...