Desde as 6h01 desta quinta-feira (20), começou o outono no Brasil. Até 23h42 de 20 de junho ocorre a transição entre o verão e o inverno. Por isso, traz características das duas estações - a chuvosa e a seca. As chuvas recentes vão permanecer nos próximos dias e as temperaturas devem ficar mais amenas, como explica a Meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes.
“Quais são as características do outono na Zona da Mata e em Minas Gerais? Esses primeiros dias ainda preservam características do verão com temperaturas elevadas e condições favoráveis para as típicas pancadas de tarde, tarde e noite. Essa condição persiste pelo menos até a próxima semana. No decorrer da estação a gente começa a ter, principalmente a partir do mês de abril, uma redução gradativa na frequência e no volume das chuvas, de forma que entre o fim de abril e início de maio a estação seca já está estabelecida em todo o estado”, analisou
Anete Fernandes destaca ainda que, a partir de maio, entram em vigor as outras características do outono, entre elas, o declínio das temperaturas.
“No decorrer de maio, as primeiras massas de ar frio começam a chegar no Estado com intensidade suficiente para provocar o que nós chamamos de episódio frio, ou seja, declino acentuado das temperaturas de um dia para o outro e persistência de temperaturas mais a menos por dias consecutivos. Além disso, principalmente, passa a vigorar o predomínio de céu claro, ou seja, ausência de nuvens, o que favorece para que a gente tenha grande perda radiativa entre noite e madrugada, fazendo com que as temperaturas pela manhã sejam bem a menos, e temperaturas mais elevadas à tarde, também pela condição de céu claro. Por outro lado, apesar da ausência de nuvens, no decorrer do outono, o hemisfério sul começa a receber uma quantidade menor de radiação que o hemisfério norte, então é natural que no decorrer do outono a gente perceba uma redução no limiar de temperatura máxima, a gente passa a ter temperaturas máximas não tão elevadas como nós tínhamos nos meses de verão”.